Cuidados com as Crianças: Como Proteger a Casa de Acidentes Domésticos

Compartilhar

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, queimaduras, quedas, intoxicações e afogamentos são as principais ocorrências em acidentes domésticos com crianças gerando cerca de 120 mil hospitalizações por dia. Tratando-se de quedas, é essencial evitar deixar móveis próximos às sacadas ou janelas para que as crianças não escalem e subam. Varandas com vidraças é necessário a checagem para verificação de sua integridade e fixação. Em qualquer tipo de varanda ou sacada, não deve ser permitido que crianças se apoiem na borda. Para evitar qualquer risco e deixar vedado a segurança do imóvel deve ser instalado redes de proteção em todas as janelas e varandas. Indicamos aqui de forma breve outros cuidados que devemos ter nos imóveis para prevenção de acidente domiciliar.

Queimaduras: O maior risco se encontra na cozinha, indicamos a colocação de portão de segurança na entrada para evitar a entrada dos nossos pequenos. Na cozinha é o local onde se manuseia panelas quentes, líquidos fervendo, objetos cortantes e outros.

Intoxicação: Na cozinha também é local onde muitos guardam produtos de limpeza e o portão de segurança também vai evitar o acesso desses itens. Outro forma fundamental é não guardar produtos de limpeza em frascos sem identificação pois os mesmos podem ser ingeridos de forma acidental.

Banheiro: Nesse ambiente podem ocorrer acidentes com quedas, queimaduras, afogamentos, intoxicação e choque elétrico, então é um dos ambientes mais perigosos para crianças. Jamais deixe uma criança sozinha no banho. Teste sempre a temperatura da água antes do banho, se o chuveiro for a gás verifique se existe ventilação e cuidado sempre com piso escorregadio.

Brinquedos: Evitem brinquedos que tenham pequenas peças, frágeis ou pontiagudos para crianças com menos de 03 anos de idade. Uma boa dica é comprar brinquedos com selo do Inmetro com indicação de idade.

Choques elétricos: Carregadores devem ser deixados fora do alcance de crianças e tomadas devem ter protetor.

Quarto das crianças: Por último o local onde as crianças possam talvez passar a maior parte do tempo sozinhas. Devemos seguir todos os cuidados acima, não deixar remédios expostos por cima de cabeceiras e claro a rede de proteção da janela não pode faltar jamais.

Ligue Agora!